Estádio do Pacaembu entra em fase final de obras; saiba quando será a reabertura

Inicialmente, o local deveria ter sido reaberto em 2023, mas problemas nas obras causaram repetidos atrasos; nova capacidade do estádio municipal será para mais de 25 mil pessoas

Por Maju Arruda Leite

Estádio do Pacaembu está em fase final de obras e passa por ajustes internos para a reabertura, que acontecerá no dia 25 de janeiro - aniversário da cidade de São Paulo e final da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O novo Pacaembu terá a capacidade para receber 25.5 mil pessoas e todos os lugares estarão disponíveis ao público no dia da reabertura, na final da Copinha. O tobogã, que ficava atrás de um dos gols, foi demolido e agora há um complexo multiuso no lugar, com hotel, centro médico e restaurantes. O gramado será sintético, para que o local possa receber shows com frequência.

Havia uma expectativa para que o Pacaembu recebesse a decisão do torneio em 2024, mas em decorrência do atraso das obras, a reabertura no último ano foi cancelado.

No fim do ano passado, o estádio já recebeu um evento com público, como a decisão masculina da Taça das Favelas. O jogo, no entanto, precisou ser cancelado por uma forte chuva que alagou todo o gramado do Pacaembu. 

A concessionária que administra o local afirmou que uma tubulação de águas fluviais, que recebe a contribuição de bairros vizinhos, se rompeu devido a pressão da água. Segundo a empresa, os problemas foram resolvidos e estão sendo feitos ajustes para a finalização das obras. 

A previsão inicial da entrega do novo Pacaembu era para 2023, mas muitos episódios de atrasos nas obras fizeram com que a entrega final fosse adiada. Técnicos da Prefeitura realizaram, em julho de 2024, uma vistoria que apontaram uma série de problemas na execução da obra e houve um encaminhamento de uma multa pelos atrasos. 

De acordo com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o valor da multa ainda não foi definido, já que a aplicação da multa será realizada apenas no fim do contrato.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais