Eleições 2024: convenções partidárias em São Paulo começam neste sábado (20)

Partidos e federações devem escolher seus candidatos para o pleito de outubro e deliberar sobre coligações até 5 de agosto

Por Maju Arruda Leite

As convenções partidárias para as eleições municipais de outubro começam neste sábado (20) em todo o país e vão até 5 de agosto. O evento serve para oficialização da escolha de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores das cidades brasileiras.  

A primeira convenção que deve ser realizada em São Paulo é a do União Brasil. O partido, no entanto, vive um momento de indefinição e ainda não decidiu se apresentará candidato próprio ou se vai apoiar outro partido.  

Na manhã desta sexta-feira (19) houve uma reunião entre o atual prefeito e pré-candidato, Ricardo Nunes (MDB) e o presidente da Câmara dos Vereadores, Milton Leite (União Brasil).

Segundo interlocutores, a reunião foi tranquila e a decisão deve se estender até perto da data limite para anunciar candidatos ou declarar apoio.

O União Brasil avalia se dará uma chance ao deputado federal Kim Kataguiri. O partido também avalia se deve declarar apoio a Pablo Marçal (PRTB) ou Ricardo Nunes (MDB).  

Outra convenção marcada para este sábado é a do pré-candidato Guilherme Boulos (PSOL), que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros de Estado e ex-prefeitos de São Paulo.

O evento formaliza a candidatura de Boulos à prefeitura de São Paulo e deve ter cerca de 10 mil pessoas, segundo os organizadores.  

No dia 27, o vice-presidente Geraldo Alckmin participará da convenção da pré-candidata Tabata Amaral (PSB), que ainda não definiu o vice.

O MDB, partido de Nunes, e o PSDB, partido de Datena, marcaram suas convenções para o dia 3 de agosto. O partido Novo, da pré-candidata Marina Helena, fará o evento neste domingo (21).

A convenção partidária do PRTB, partido de Pablo Marçal, ainda não tem data definida. As eleições municipais estão marcadas para 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (eventual segundo turno).  

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a idade mínima para disputar o cargo de prefeito ou vice é de 21 anos, tendo como referência a data da posse. Já para vereador, o candidato precisa ter 18 anos ou mais até 15 de agosto, data limite para o pedido de registro.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.