Dia Mundial da Saúde: Hospital das Clínicas de São Paulo recebe 45 mil pessoas por dia

Complexo hospitalar, que completa 81 anos neste mês, tem mais de 20 mil funcionários e é o maior da América Latina

da redação

O Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP) completa neste mês 81 anos de atividade. A unidade, ligada à Faculdade de Medicina da USP, fica no centro da capital e é referência para o país todo. O complexo hospitalar recebe, diariamente, 45 mil pessoas, além de mais de 20 mil funcionários que transitam pelo local.

Em entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, o superintendente-geral do Hospital das Clínicas, Antonio José Rodrigues Pereira, destacou a importância da unidade para a saúde.

"O Hospital das Clínicas é um paradigma muito bom para o Sistema Único de Saúde, um orgulho para o Brasil. A revista Newsweek elegeu o HC como o melhor hospital público e ele está entre os melhores do Brasil", disse o superintendente.  

Neste ano, o HC conquistou a 7ª posição entre os hospitais brasileiros mencionados na lista e a 210ª posição no ranking geral da revista.

Segundo Pereira, o Sistema Único de Saúde (SUS) custeia 30% de todos os gastos do hospital.  

Ao todo, o Hospital das Clínicas de São Paulo tem mais de 2.700 leitos, com mais de 13 milhões de exames laboratoriais. Cerca de 41 mil cirurgias são realizadas por ano no local atualmente.  

O superintendente explicou que a unidade atende pacientes de alta complexidade e relembrou os tempos da pandemia de Covid-19. "Naquela época, tivemos mais de 15 mil pacientes de alta complexidade", disse.  

História do hospital

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP começou a ser construído em 1938, durante o governo de Adhemar de Barros.

O complexo foi finalizado em parceria com a Fundação Rockefeller e inaugurado em 19 de abril de 1944.

A partir de 1952 foram criados os institutos especializados, reconhecidos pela excelência dentro e fora do país. O Hospital das Clínicas é maior unidade de saúde da América Latina.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.