A construtora da futura Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo admite que a estação 14 Bis-Saracura pode não sair mais do papel. A futura estação é o trecho mais atrasado com menos de 10% do projeto concluído.
O atraso se dá devido a descoberta de um sítio arqueológico no local, que remete aos tempos em que o espaço era um quilombo de escravos.
Para iniciar as obras, o governo de São Paulo desapropriou a sede da escola de samba Vai-Vai, que esteve no local por 50 anos e foi fundada por descendentes do quilombo.
Ao escavarem o local, mais de 4 mil itens históricos foram encontrados, registrados e catalogados. Entre os objetos encontrados há louças, roupas, metais e cerâmicas que ajudam a contar a história do Quilombo Saracura, um dos maiores que existiram em São Paulo.
A concessionária Uni, responsável pelas obras da Linha 6-Laranja do metrô confirmou à Rádio Bandeirantes que já executou todo o serviço de engenharia no local.
Agora, eles afirmam que dependem de liberações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para o resgate de materiais arqueológicos de alguns trechos do canteiro de obras.
Se a autorização não chegar até meados de agosto o cronograma da Linha 6-Laranja pode ser comprometido. À Rádio Bandeirantes, o Iphan afirma que não há pendências com a concessionária responsável pela linha.
"Até o momento não há no processo nenhum impedimento ou embargo por parte do Iphan que impeça a empresa de arqueologia contratada de dar continuidade ao trabalho autorizado", diz a nota.
Decisão sobre futuro da estação deve ser tomada até janeiro
A decisão sobre futuro da estação deve ser tomada até janeiro – quando o "tatuzão" do metrô chega ao local. Se até a data, a obra não evoluir a concessionária não descarta suspender o trecho do projeto para não comprometer o cronograma inteiro da linha.
A Linha 6-Laranja vai ligar a zona norte da capital, a partir da Brasilândia, até o bairro da Liberdade, no centro. A linha deve começar a funcionar parcialmente em 2026 – a previsão é que a entrega completa aconteça em 2027.
As demais estações da Linha 6-Laranja tem entre 45% e 60% das obras concluídas. Pelo projeto original, a linha terá 15,3km de extensão e 15 estações.