A Câmara e o Senado dos Estados Unidos realizam nesta segunda-feira (6) uma sessão conjunta, presidida pela vice-presidente, Kamala Harris, para certificar a vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais, em novembro do ano passado.
A sessão conjunta de hoje é a última etapa do processo eleitoral antes da posse de Trump, marcada para o dia 20 de janeiro, em Washington.
Invasão do Capitólio aconteceu durante certificação de Biden
Foi na última sessão de certificação que o Capitólio foi invadido por apoiadores de Donald Trump, que havia perdido as eleições presidenciais para o democrata Joe Biden.
Dessa vez, a segurança no local foi reforçada para a cerimônia. Em 2021, após a invasão, os deputados e senadores foram retirados do local sob forte esquema de segurança e a sessão de certificação só foi concluída no dia seguinte.
Naquela mesma noite, nove pessoas morreram durante os confrontos entre apoiadores de Trump e a polícia. Mais de mil foram presos.
Kamala Harris preside sessão que confirma sua derrota
Pela Constituição dos EUA, o vice-presidente do país é quem ocupa a presidência do Senado. Após a confirmação dos votos, será Kamala Harris que anunciará o resultado.
Para vencer a eleição nos EUA, um candidato precisa dos votos de ao menos 270 delegados. Em 6 de novembro, Trump conquistou 276 delegados e derrotou Harris.
Agora, o ex-presidente tornará o 47º presidente dos Estados Unidos. As eleições do último ano deve momentos tensos como o atentado que Trump foi alvo, na Pensilvânia, os dois candidatos empatados nas pesquisas até o último momento.