Comprar frutas e legumes em feiras pode sair 22% mais barato, diz pesquisa

Da Redação

Comprar frutas e legumes em feiras pode sair 22% mais barato, diz pesquisa
Os dados foram contabilizados pela Proteste
Agência Brasil

Uma pesquisa mostra que comprar frutas, legumes e verduras em feiras pode sair 22% mais barato. Os dados foram contabilizados pela Proteste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Segundo a representante da Associação, Mariana Rinaldi, a comparação foi feita com super e hipermercados, além de horti frutis.

Os técnicos coletaram mais de quinhentos e cinquenta preços em São Paulo e concluíram que a possibilidade de economia é maior nas feiras livres. Segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, os legumes apresentaram a maior diferença de preços: 18% mais barato nas feiras.

Os produtores rurais de alguns tipos de alimentos sempre enfrentam dificuldades quando chega o inverno. A agricultora Glaci Seidel precisou subir o preço do morango por causa das condições ruins para o plantio. Mesmo sem muitos períodos de temperaturas baixas, a estação mais gelada do ano já impactou os preços dos alimentos.

Na central de abastecimento de Porto Alegre, por exemplo, de 16 de 35 produtos ficaram mais caros em junho. Alguns dos vegetais mais afetados são o agrião, a couve e o chuchu.

O gerente de restaurantes Sérgio Santos teve que alterar o cardápio do estabelecimento para não ter que cobrar mais dos clientes. Com produção menor, a saída dos agricultores é aumentar o preço.

Mesmo assim, o produtor Elisandro Justo diz que a medida nem sempre compensa as perdas desta época. A pesquisa da Proteste mostra que, no caso dos legumes, apenas a cebola ficou mais barata nos horti frutis.

Mais notícias

Carregar mais