Com os preços altos, as vendas de veículos novos no Brasil caíram 26% nos quatro primeiros meses do ano em comparação com o período pré-pandemia.
Entre as explicações estão os custos de matérias primas, as novas exigências de segurança e a falta de peças que ainda paralisa fábricas.
De dez anos pra cá, o valor de um carro considerado popular no Brasil mais que triplicou.
Em 2013, era possível comprar um veículo básico por cerce de 20 mil reais; hoje, os modelos mais baratos só saem das concessionárias por quase 70 mil.
O governo negocia um plano que pode ser anunciado ainda neste mês para reduzir o valor para a faixa dos 50 mil reais.
A ideia é incentivar o uso de componentes nacionais, lançar um programa para facilitar os financiamentos e diminuir a carga tributária.
O advogado tributarista Marcelo Bertoncini destaca que são muitos impostos cobrados, mas uma redução do IPI seria a mais importante.
Com o preço de um carro zero nas alturas, muitos brasileiros ainda estão optando pelos usados.