A atriz Fernanda Torres fez história e se tornou a primeira brasileira a vencer o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro na madrugada desta segunda-feira (6). Ela conquistou o troféu por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”, que conta a história de Eunice Paiva, viúva do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar.
Para o professor e coordenador do curso de Cinema da FAAP, Humberto Neiva, o prêmio coloca Fernanda Torres "no topo da lista para o Oscar". A cerimônia do Oscar acontece em março.
"A indústria hollywoodiana vai muito pela bilheteria e pela parte comercial. É muito provável uma indicação porque ela ganhou o Globo de Ouro. Não posso afirmar 100% porque ganhar é outra questão. A gente está com uma torcida absurda. Com o Globo de Ouro, ela vai lá para o topo da lista. A Demi Moore é a grande concorrente dela", avaliou.
Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, pelo filme Central do Brasil, mas acabou perdendo para a atriz Gwyneth Paltrow, no filme Shakespeare Apaixonado, em 1999. A lista dos indicados ao Oscar deve ser anunciada no final deste mês.
O Globo de Ouro é considerado uma prévia para o Oscar. Em 1999, o filme Central do Brasil, também dirigido por Walter Salles, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira e o prêmio foi recebido por Fernanda Montenegro.
"O filme Ainda Estou Aqui completou agora mias de 3 milhões de espectadores no Brasil e fez R$ 66 milhões. O cinema de Walter Salles teve repercussão grande e isso traz visibilidade ao cinema brasileira. Nossos filmes são premiados lá fora, mas ainda há um distanciamento do público. O prêmio faz com que a população se movimente para assistir ao filme no cinema", disse Humberto Neiva.