Cláudio Humberto

Cláudio Humberto: Senadores querem apreender celular de Alexandre de Moraes

Nesta quarta-feira (11), senadores defenderam o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no plenário da Casa

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Cláudio Humberto, comentarista do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, analisou a posição de senadores da oposição que defendem o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes

Os parlamentares usaram o microfone do Senado nesta quarta-feira (11) para tratar do requerimento que pede a abertura do processo.  

"Cresce, devagar, mas cresce o número de senadores que apoiam a votação da proposta de abertura de processo de impeachment independentemente da vontade do presidente da Casa. Senador Marcos do Val disse que a estimativa da oposição é de que faltam apenas seis votos para que o processo seja instalado, o que não significa que haja votos suficientes para garantir o impeachment do ministro do Supremo, mas pelo menos a instalação do processo passa a ser algo que está no fim do túnel", disse Humberto.  

O pedido de impeachment tem como base uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo que detalha a atuação de Moraes fora do rito.

A leitura do requerimento tem pedidos de quebra de sigilo e a apreensão do celular e do tablet de Moraes. Os senadores da oposição também atribuem a Moraes a morte de um manifestante do 8 de janeiro que estava preso.  

"Vários senadores fizeram discursos agressivos contra Moraes e atribuíram a ele a morte de um dos ativistas do 8 de janeiro. O curioso que a leitura do requerimento que pede impeachment de Moraes tem detalhes muito interessantes como a quebra do sigilo do ministro e a apreensão do celular e tablet como forma de periciar esses equipamentos para que possam substanciar as acusações de crime de responsabilidade do ministro", detalhou Cláudio Humberto.  

Nesta segunda-feira (9), senadores da oposição haviam protocolado um novo pedido de impeachment de iniciativa popular contra o ministro. Atualmente, tramitam no Senado ao menos 47 pedidos contra ministros do STF. Desses, 22 miram Moraes.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.