Cláudio Humberto: Reprovação de Lula no mercado financeiro "mostra pessimismo com a economia'

Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (4), diz que reprovação de Lula no mercado financeiro atingiu 90%

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (4), sobre o que pensa o mercado financeiro mostra uma piora na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre gestores, economistas, analistas e operadores (traders) de fundos de investimento. Cláudio Humberto, comentarista e apresentador do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, analisou o tema.  

De acordo com os dados, a reprovação do presidente subiu de 64% para 90% desde o levantamento anterior, feito em março. Voltou assim à marca do início do mandato, quando nove a cada dez profissionais de fundos de investimento também tinham uma avaliação negativa do governo.

"Mostra um enorme pessimismo com a economia à luz do que o governo tem feito até agora e demonstrando total falta de compromisso com o equilíbrio fiscal. Por isso, os números dessa pesquisa são mesmo devastadores", avaliou Cláudio Humberto.

A pesquisa, a segunda deste ano, foi realizada nos últimos cinco dias - entre 29 de novembro e 3 de dezembro -, capturando, portanto, a reação negativa do mercado financeiro ao pacote de ajuste fiscal anunciado na quarta-feira da semana passada. Foram feitas 105 entrevistas junto a fundos de investimento com sede em São Paulo e Rio de Janeiro.

"Este é o pior desempenho do governo Lula desde o início da série histórica desta pesquisa", disse Cláudio Humberto.  

*Com informações da Agência Estado

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais