Cláudio Humberto: relatório da PF diz que Janones era "eixo central de engrenagem criminosa"

Deputado federal André Janones (Avante) foi indiciado pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (12)

Deputado federal André Janones (Avante/MG)
Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O comentarista da Rádio Bandeirantes Cláudio Humberto analisou o indiciamento do deputado federal André Janones (Avante) nesta sexta-feira (13) durante o Jornal Gente.  

Segundo ele, o relatório elaborado pela Polícia Federal (PF) sobre as condutas de Janones nas denúncias de prática de “rachadinha” em seu gabinete revelam que o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados "passou pano" para o parlamentar ao não acolher denúncia.  

Agora, a PF aponta Janones como "eixo central em torno do qual toda a engrenagem criminosa gira". "A investigação expôs a ilicitude de seus atos em todas as etapas desde o início até o desfecho", diz o relatório, segundo Cláudio Humberto.  

O documento foi encaminhado ao gabinete do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). Janones, por ser deputado federal, tem foro privilegiado.  

"A Câmara dos Deputados passou pano em Janones, mas tudo indica que o Supremo Tribunal Federal não o fará", disse Humberto. 

Segundo as denúncias, Janones praticou “rachadinha”, ato de ficar com parte dos salários dos servidores de seu gabinete. Uma gravação na qual o deputado federal assume que ficará com parte dos valores recebidos por seus servidores para ressarcir despesas de campanha está entre as provas. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.