Cláudio Humberto: pacote do corte de gastos ameaça Fundo Constitucional do DF

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, detalhou as medidas do pacote de corte de gastos nesta quinta-feira (29); repasses ao Fundo Constitucional do Distrito Federal estão comprometidos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, detalhou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (28) o pacote do corte de gastos, que inclui mudanças no Fundo Constitucional do Distrito Federal.  

O Fundo Constitucional do DF é um fundo de recursos para custear serviços e servidores da segurança pública, da saúde e da educação. Os repasses que mantém o fundo saem dos cofres na União para os cofres do DF.  

Com o anúncio do pacote de cortes de gastos, o Fundo Constitucional do DF sofrerá alterações. O governador Ibaneis Rocha (MDB) e outros parlamentares já se manifestaram contrários às mudanças.  

Segundo o jornalista e comentarista Cláudio Humberto, do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, as alterações no fundo "promoverão a precarização dos serviços públicos afetando a população de cerca de 3 milhões de pessoas, 1,3 milhão de pessoas nos municípios do entorno. E afetam mais de 1,5 milhão de servidores públicos que integram os três poderes da República".  

Para Cláudio Humberto, "a suspeita é de que há um sentimento de vingança no governo do PT". O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia tentado mexer no Fundo do DF no ano passado, mas foi derrotado e "agora retoma sua investida no fundo". 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.