O Ministério Público Federal (MPF) denunciou 13 ex-executivos e ex-funcionários da Americanas que são apontados nas investigações como os responsáveis por fraudes na casa dos R$ 25 bilhões. As informações e a análise são do apresentador e comentarista do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, Cláudio Humberto.
"Todas as denúncias do MPF são baseadas em várias provas como trocas de e-mails entre os executivos que discutiam as fraudes e também com base em três colaborações premiadas que detalharam como as fraudes bilionárias eram planejadas e executadas", disse Cláudio.
Entre os denunciados estão Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas, e Anna Saicali, ex-CEO da B2W. Também foram denunciados dois vice-presidentes, seis ex-diretores e três ex-funcionários.
Os "super bilionários" Jorge Paulo Lemman, Marcel Telles e Beto Sicupira, controladores da Americanas que tiveram as ações aumentadas de valor durante a fraude, "nem sequer foram incomodados por tudo isso".
Entre os crimes apontados pela denúncia estão manipulação de mercado, falsidade ideológica, organização criminosa e uso de informação privilegiada.
A fraude identificada nas contas da Americanas é considerada a maior da história do mercado financeiro brasileiro. A varejista está em recuperação judicial desde que o rombo estimado em mais de R$ 25 bilhões foi revelado.