
A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, prevê uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar sobre a Margem Equatorial, uma reserva de petróleo há 500 quilômetros da Foz do Amazonas.
As informações e a análise são do apresentador e comentarista do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, Cláudio Humberto.
O local, segundo a Petrobras, tem uma riqueza estimada em 11 bilhões de barris de petróleo. No Brasil, a Margem Equatorial tem sido um impasse no governo Lula, com o Ibama travando a liberação de estudos para exploração da região.
"A gente observa que a Guiana vem explorando essa riqueza e vem sendo considerada a nova Dubai, está prosperando e fazendo que seu povo mude de patamar", disse Cláudio Humberto.
A Guiana, país vizinho, vem explorando as mesmas reservas e tem se desenvolvido economicamente. O país atualmente tem uma renda per capita de US$ 30 mil.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nos últimos dias que tenta uma reunião com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, há oito meses e não recebe respostas.
"Nem mesmo Marina Silva parece mandar em seu próprio ministério (...) Os pedidos são ignorados pelo presidente do Ibama, que é um funcionário do segundo escalão".