O analista da Rádio Bandeirantes Claudio Humberto avaliou nesta segunda-feira (20) como o governo federal tem respondido aos pedidos de ajuda dos setores produtivos do Rio Grande do Sul.
Para Humberto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ignora o apelo para aplicar a lei que salvou empregos durante a pandemia no Rio Grande do Sul diante das enchentes que atingiram o estado e deixaram 9 em cada 10 indústrias debaixo d'água, segundo a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).
A FIERGS e o governo do estado já solicitaram a medida ao ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e também ao presidente, mas para Claudio Humberto, "ele (Lula) fez ouvido de mercador". Segundo o analista da Rádio Bandeirantes, duas questões interferem no andamento do assunto.
"Uma questão de princípio mofado e atrasado, os sindicalistas são contra isso, eles já se colocaram contra a lei lá de 2022, e continuam sendo contra. E também o fato da lei ter sido aprovado no Congresso Nacional a partir de uma medida provisória do ex-presidente Jair Bolsonaro. O presidente Lula não quer dar o braço a torcer, se utilizar da lei de Bolsonaro para salvar empregos no Sul", disse.