O colunista da Rádio Bandeirantes Cláudio Humberto participou do Jornal Gente, na manhã desta quinta-feira (27), e comentou sobre a escolha do economista Marcio Pochmann como novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o jornalista, o escolhido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um "radical maluco" capaz de fazer "qualquer coisa" sob motivação da ideologia.
Seu nome sofre resistência por membros do Ministério da Fazenda, que atualmente é comandado por Fernando Haddad (PT).
"Na oposição, há o temor de que [Marcio Pochmann] utilize o cargo para apresentar resultados de pesquisas do IBGE contaminadospelo viés ideológico. Falam em temor por manipulação dos dados."
Cláudio também ressaltou que o órgão estatístico é o responsável pela medição dos índices inflacionários, como a inflação do aluguel, e que balizam a economia brasileira, bem como o comportamento do mercados.
"É uma escolha muito delicada, mas o presidente parece interessado em ter o controle, inclusive, disso. O controle de que os números do IBGE não irão surpreender o governo", afirmou Humberto.
Novo comandante do IBGE
Informação confirmada pelo ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta (PT), o economista Marcio Pochmann será como novo comandante do órgão estatístico.
Ligado ao PT, Pochmann foi presidente do Instituto Lula e da Fundação Perseu Abramo - organização ligada ao Partido dos Trabalhadores que visa elaborar estudos, debates e pesquisas.