Com 276 delegados vencidos até a manhã desta quarta-feira (6), agências americanas projetam que Donald Trump retornará à Casa Branca em 20 de janeiro.
Após ter declarado preferência pela candidata democrata, Kamala Harris, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não parabenizou o presidente dos EUA.
O primeiro líder mundial a cumprimentar Trump foi o presidente da França, Emmanuel Macron. Para Cláudio Humberto, comentarista do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, Lula deve reconhecer a vitória de Trump e seguir os conselhos do Itamaraty.
"Espera-se que o presidente do Brasil logo ceda ao aconselhamento do corpo diplomático e, de maneira educada, cumprimente o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump", disse.
O ex-presidente Jair Bolsonaro parabenizou Trump nesta quarta. “Testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Um homem que, mesmo após enfrentar um processo eleitoral brutal em 2020 e uma injustificável perseguição judicial, ergueu-se novamente, como poucos na história foram capazes de fazer”, disse Bolsonaro em texto publicado na rede social X.