O colunista Cláudio Humberto, da Rádio Bandeirantes, analisou durante esta terça-feira (15) o processo de investigação sobre a Enel e a crise energética que a cidade de São Paulo, bem como Região Metropolitana, vivem desde a última sexta-feira (11).
No fim da semana passada, uma tempestade com fortes ventos afetou a cidade, causou queda de árvores e interrompeu o fornecimento de energia de cidades da região paulistana.
Em junho, a companhia italiana anunciou em seu site que houve um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia. A Enel, na ocasião, afirmou que o grupo havia chegado a um acordo com o governo federal para entender o contrato de fornecimento de energia.
"A questão da Enel desperta o interesse do país inteiro. Essa companhia, que é uma subsidiária de uma estatal da Itália, de energia, atua em outras cidades para além de São Paulo e ficam todos muito receosos. [...] Em São Paulo, houve a má sorte do contrato [de privatização] ser entregue a uma subsidiária de uma estatal", analisou.
Segundo Humberto, a estatal é essencialmente incompetente e desleixada justamente por ser estatal. "Eles não tem o menor interesse no Brasil. Não investem aqui, não transferem recursos e nem abrem mão dos resultados positivos que a empresa obtém aqui porque querem essa grana na Itália", completou.