Após denúncia de espionagem, o Paraguai pediu explicações ao Brasil e convocou o embaixador brasileiro em Assunção, José Antônio Marcondes de Carvalho, para prestar esclarecimentos. As informações e a análise são do apresentador e comentarista do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, Cláudio Humberto.
"O embaixador passou vergonha ontem ao ser convocado para explicar mais uma trapalhada do governo Lula no campo internacional. O embaixador não tem nada a ver com isso e foi explicar o que não sabe, talvez pavimentar o caminho para um eventual pedido de desculpas", disse Cláudio Humberto.
No episódio, o governo brasileiro admitiu que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) organizou uma operação para espionar o Paraguai em 2022, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
As atividades, no entanto, só foram encerradas em 27 de março de 2023, três meses após a posse de Lula.
"É grave porque ofende o princípio da soberania dos países. Nenhuma nação verdadeiramente amiga recorre a espionagem para se informar sobre o que se passa no governo do outro país. Paraguai e brasil tem estreitíssima relação de amizade", avaliou o comentarista.