O colunista Cláudio Humberto, da Rádio Bandeirantes, analisou durante a manhã desta segunda-feira (7) os resultados eleitorais após o fim do primeiro turno nos municípios brasileiros.
No entendimento do jornalista, é possível afirmar que o Brasil é um país conservador e de direita, já que o desempenho das legendas de esquerda foi "vexatório".
"O Brasil, oficialmente, é conservador. Ou de direita, como alguns afirmam. Ou de extrema-direita, como dizem os ativistas da nossa política. A eleição de ontem mostrou o predomínio dos candidatos dos partidos conservadores, sem nenhum vínculo com a esquerda brasileira. Na esquerda, o desempenho foi vexatório", disse.
Neste domingo, o Partido dos Trabalhadores elegeu apenas 69 prefeitos a mais [na comparação com 2020], totalizando 248 dos 5.471 prefeitos eleitos ontem.
"O desempenho muito fraco do PT, e das esquerdas no geral, colocou muitas pulgas atrás da orelha daquelas pessoas que, ainda hoje, duvidam da lisura da eleição presidencial de 2022", afirmou.
"Como pode um presidente tão popular, como mostrou o resultado da eleição presidencial de 2022, não conseguir conduzir seu partido, ou seus apoiadores, a um desempenho minimamente proporcional a sua influência?", completou.