O colunista Cláudio Humberto, da Rádio Bandeirantes, analisou durante a manhã desta quarta-feira (30) a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular as condenações do ex-ministro José Dirceu.
Segundo o jornalista, trata-se de "mais um 'descondenado' por crimes de corrupção e outras ladroagem" que volta a ser considerado uma espécie de 'consultor' do governo federal.
Cláudio ainda aponta a falta de lideranças que o atual governo sofre e considera que figuras como José Dirceu "fazem falta" ao atual governo. "Ele [Dirceu] é das poucas pessoas que Lula respeita, ouve e abaixa a cabeça".
"Por mais radical que José Dirceu pareça, ele é um político muito mais bem informado do que o presidente Lula. [...] Dirceu é o verdadeiro ideólogo de esquerda do PT, não é o Lula, que nem sequer sabe o que é isso", analisou.
Entenda o caso
Em sua decisão, o magistrado criticou o que chamou de "República de Curitiba" e disse que os procuradores atuavam e "encaravam a condenação de Dirceu como um objetivo a ser alcançado para alicerçar as denúncias que, em seguida, seriam oferecidas contra Lula".