A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados analisa possíveis mudanças no número de deputados federais a partir de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O assunto será debatido via projeto de lei complementar.
A determinação do STF é de adequar o número de deputados federais de cada bancada ao último censo demográfico. O número total de deputados, 513, permanecerá igual, mas alguns estados podem perder parlamentares enquanto outros ganham.
Segundo Cláudio Humberto, comentarista do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, os estados do Pará e de Santa Catarina podem ganhar até quatro deputados.
"E é aí que começa o primeiro constrangimento. O autor do projeto e a presidente da CCJ são de Santa Catarina. E essa coincidência tem gerado certa desconfiança, sobretudo dos estados afetados", disse.
As bancadas da Bahia e da Paraíba, no entanto, perderiam dois deputados cada. "O projeto também tira uma vaga de Alagoas. Portanto há um impasse e ganha uma dificuldade quase intransponível", avaliou Cláudio Humberto.