A CPTM retoma o funcionamento normal da Linha 11-Coral entre as estações Tatuapé e Corinthians - Itaquera.
Desde segunda-feira a linha operava com velocidade reduzida por causa do rompimento de uma galeria de água da chuva embaixo dos trilhos.
Em nota, a CPTM afirmou que a liberação só foi possível depois de estudos técnicos e a realização de testes para garantir a segurança nas duas vias.
E ressaltou que as obras para concretar o espaço continuam, mas sem interferência no serviço aos passageiros.
Entrevistado na Rádio Bandeirantes, o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, deu mais detalhes sobre a operação.
A solução utilizada na Linha 11-Coral é semelhante à adotada na obra da futura estação Santa Marina da Linha 6-Laranja.
Há mais de um mês, uma parte da pista local da Marginal do Tietê desabou após o rompimento de uma galeria de esgoto da Sabesp.
No local, acontecia a escavação de túneis da futura estação do metrô.
O espaço foi concretado e, desde a data do acidente, o equipamento usado para abrir o túnel, o tatuzão, segue enterrado.
Além do problema Linha 11-Coral, a quinta-feira foi marcada pelo caos nas linhas de trens de São Paulo.
Na Linha 8-Diamante, um trem bateu na plataforma da estação Júlio Prestes, no centro da cidade.
Segundo a Via Mobilidade - concessionária que administra a Linha 8-Diamante e a Linha 9-Esmeralda - não houve feridos.
Paulo Galli afirmou que a empresa foi cobrada pelo acidente.
Mas para o secretário de Transportes Metropolitanos, a chance de ter havido uma falha no equipamento é pequena.
A Linha 15-Prata do Monotrilho também apresentou lentidão por causa de uma falha na estação Vila Prudente.