Casos de virose aumentam no litoral de SP: saiba os cuidados para prevenir infecções

Praias impróprias, água de má qualidade e vírus propagados facilmente causam alta nos atendimentos neste verão

Da redação

Casos de virose aumentam no litoral de SP: saiba os cuidados para prevenir infecções
Praia de Juquehy, em São Sebastião
Divulgação/ PMSS

Com a temporada de verão e o aumento de turistas no litoral de São Paulo, crescem os relatos de pessoas que passaram a virada de ano e apresentaram sintomas de náusea, vômito e diarreia.

Pelas redes sociais e em relatos de ouvintes da Rádio Bandeirantes, muitos afirmam que hospitais estão lotados e faltam até remédios contra sintomas da virose nas farmácias do litoral do estado.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, a infectologista do Instituto Emílio Ribas, Rosana Richtmann, afirma que com as praias impróprias e sobrecarga do sistema de tratamento de esgoto, é natural que os casos aumentem. 

"Há praias mais impróprias para o banho e mais próprias, quando se fala de contaminação de água. Mas nessa época do ano, com a demanda de pessoas ao litoral, sabemos que a rede de esgoto não dá conta e no litoral paulista vemos muitas vezes o esgoto indo ao mar", afirma. 

Assim, os mares e o sistema podem ficar cheio de bactérias e vírus que podem causar náusea, vômito, diarreia. "Engolir a água do mar, que pode ocorrer quando se mergulha ou brinca, aumenta as chances de gastroenterite", diz. 

Ela reforça que é preciso ter cuidado também com o que se consome na praia. "Cuidado com a água que se bebe, o gelo que se coloca nas bebidas, em sucos, então a gente sempre tem um risco de ingerir um líquido contaminado", pontua. 

Caso esteja acompanhando alguém com os sintomas, limpeza é essencial. "Higiene das mãos é o mais importante. Outra coisa super importante é se hidratar, o tempo todo. No calor você sua mais, tem um maior grau de desidratação, tenha isso sempre em sua mão", indica. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais