O candidato à presidência da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) já tem apoio de seis partidos. Após uma reunião de mais de duas horas, o Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou que vai se unir aos demais partidos para apoiar a candidatura de Motta.
As legendas que já declararam apoio ao candidato são MDB, Podemos, PP e Republicanos. A maior bancada da Câmara, formada pelo Partido Liberal (PL), também declarou apoio a Motta.
Anteriormente, o PL havia condicionado o apoio em troca da votação do projeto de lei que prevê anistia aos golpistas de 8 de janeiro.
Nesta terça-feira (29), em um pronunciamento, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), declarou seu apoio ao candidato do Republicanos para sucessão no comando da Casa.
Ele também anunciou a criação de uma comissão especial para analisar o projeto de lei (PL 2958/2022) sobre anistia aos golpistas envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
Lira afirmou que o tema não pode se tornar "disputa política" entre os partidos. "O tema deve ser debatido pela Casa, mas não pode jamais se converter em disputa política. Especialmente no contexto de eleição da mesa diretora da Câmara."
Segundo o atual presidente da Câmara dos Deputados, o PL será tratado com responsabilidade e respeito e seguirá prazos regimentais.