A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira em postos de todo o país. Neste ano, fazem parte do público-alvo crianças entre seis meses e seis anos, adultos acima dos 60 anos, grávidas e puérperas, além de indígenas.
Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente também poderão receber o imunizante. E ainda profissionais da área da saúde e segurança, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivo e portuário e do sistema prisional.
Os grupos prioritários serão vacinados até o dia 31 de maio. São esperadas cerca de 80 milhões de pessoas - pouco mais de 18 milhões somente em São Paulo.
O estado já recebeu, até agora, um sexto das doses. A distribuição dos lotes é de responsabilidade do Ministério da Saúde e deverá ser finalizada nos próximos dias.
Devido ao aumento dos casos de gripe nas últimas semanas, alguns locais já começaram a vacinação, como os estados da região Norte, além de Goiás e Minas. A meta do governo federal é imunizar 90% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.
A vacina aplicada em 2023 foi produzida pelo Instituto Butantan e protege contra os vírus que causam a influenza A - H1N1 e H3N2 - e influenza B.