Câmara pode votar hoje proposta que altera composição do Conselho Nacional do Ministério Público

Gleice Prado, da redação

Câmara pode votar hoje proposta que altera composição do Conselho Nacional do Ministério Público
Foto: Valter Campanato/ABr

A Câmara deve votar hoje a Proposta de Emenda à Constituição que muda a composição do Conselho Nacional do Ministério Público.

O órgão é responsável por avaliar a conduta de procuradores e promotores em julgamentos de processos administrativos disciplinares.

A votação foi adiada na semana passada pelo presidente da Casa, Arthur Lira, por falta de apoio necessário para a aprovação da PEC.

Membros do Ministério Público afirmam que o texto passou por diversas mudanças que não foram discutidas antes de ser apresentado ao Congresso.

Entre os pontos polêmicos, a proposta dá ao Legislativo o poder de escolher o vice-presidente do CNMP, que passaria a acumular a função de Corregedor Nacional.

Deputados e senadores ainda poderiam indicar outros cinco integrantes da entidade.

Pela internet, o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou que os promotores precisam de independência para investigar supostos crimes.

Segundo o ex-juiz Sérgio Moro, tirar a independência do Ministério Público é o mesmo que desproteger a sociedade.

Nesta segunda-feira, foi divugaldo um abaixo-assinado com a participação de mais de três mil procuradores, que pedem a total rejeição da matéria.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.