O Botafogo anunciou nesta quinta-feira (1) a contratação do atacante Luiz Henrique, que estava no Real Betis, da Espanha. Por um total de 20 milhões de euros (aproximadamente R$ 107 milhões na atual cotação), o alvinegro fez a contratação mais cara da história do futebol brasileiro.
Na última quarta-feira (31), o dono da SAF do Botafogo, o norte-americano John Textor, já havia publicado uma foto com o jogador nas redes sociais, confirmando a compra. Na negociação, o proprietário do grupo Eagle Football, que possui ações no Lyon e Crystal Palace, também deixou a possibilidade aberta para Luiz Henrique retornar ao futebol europeu, provavelmente no próprio Lyon.
O atacante de 23 anos foi pretendido por diversos clubes da Europa e do Brasil. Entre eles, Corinthians, Flamengo e Fluminense. Aliás, foi no tricolor carioca que o jogador começou a sua carreira profissional, se destacando em 2022 e sendo vendido ao Real Betis por 8 milhões de euros.
Atuando principalmente como ponta-direita, Luiz Henrique é conhecido por sua habilidade no drible e seu bom chute com a perna esquerda.