Al-Assad participa de reunião da Liga Árabe pela primeira vez desde guerra Civil

Ditador sírio desembarcou no antigo rival Arábia Saudita para cúpula do bloco

Luiz Felipe Nunes

Bashar Al-Assad participa de reunião da Liga Árabe pela primeira vez desde guerra civil
Reuters

O presidente e ditador da Síria, Bashar Al-Assad realizou a primeira visita à Arábia Saudita desde 2011, quando o país do mandatário foi banido da Liga Árabe.

O bloco, composto por 22 membros e liderado pelos sauditas, readmitiu a Síria no início deste mês após mais de uma década de afastamento.

Em 2011, ano em que uma guerra civil eclodiu no país asiático, Al-Assad foi acusado de reprimir com extrema violência os manifestantes contrários a seu governo.

Sem eleições realmente democráticas há meio século, a Síria é governada pela família de Bashar Al-Assad desde a década de 1970.

Agora, com mais de dez anos de conflitos, o ditador parece ter vencido os rebeldes e retomado o controle do país.

A Arábia Saudita, acusada de apoiar grupos que tentaram depor Al-Assad, era o reconhecimento que faltava ao governo sírio na região.

Desde 2018, quando os Emirados Árabes Unidos retomaram laços com o país, membros da Liga Árabe ensaiavam o retorno do ex-membro.

O jogo saudita no tabuleiro do Oriente Médio também conta com uma reaproximação com o Irã, fiel apoiador de Al-Assad e histórico rival dos sauditas. A reabertura de embaixadas dos dois países foi firmada neste ano.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.