Baleia Rossi: "MDB sai muito fortalecido das eleições municipais"

Partido conquistou pela primeira vez a prefeitura de São Paulo, com a eleição de Ricardo Nunes; além de São Paulo, MDB elegeu outros 856 prefeitos

Da redação

O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, afirmou nesta terça-feira (5), em entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, que o partido saiu "muito fortalecido" das eleições municipais de outubro. A sigla conquistou a prefeitura de São Paulo pela primeira vez, com a eleição de Ricardo Nunes. 

Segundo Baleia Rossi, o partido conquistou outras 856 prefeituras. "Se a gente comparar 2020 com 2024 tivemos crescimento em todos os índices".

"O MDB foi o partido que mais elegeu mandatários em municípios. Temos presença em 3.306 municípios, onde elegemos prefeitos, vice-prefeito ou vereadores. O segundo partido é o PP, com 2.943 municípios. Isso mostra a capilaridade do MDB, que elegeu prefeitos em todos os estados do Brasil", disse Baleia.

Sobre a disputa para a Presidência da República, em 2026, o presidente do MDB diz que a sigla "mostrou capilaridade" nas eleições municipais, portanto almeja "apresentar um projeto robusto para 2026".

Após ganhar as eleições em São Paulo, Nunes afirmou que, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda esteja inelegível, ele apoiará o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que participou e atuou em prol da reeleição de Nunes na prefeitura. Sobre isso, Baleia Rossi diz que é "natural" que Nunes seja grato a Tarcísio. 

"Tivemos a participação efetiva de Tarcísio na eleição de Ricardo. Coordenei a campanha e, no momento que o Ricardo deu uma oscilada nas pesquisas, Tarcísio abraçou ainda mais a candidatura [de Nunes]", disse ao Jornal Gente. 

O presidente nacional do MDB afirmou ainda que todas as lideranças do partido vão discutir os caminhos que o partido seguirá em 2026.

Para Baleia Rossi, o eleitor deu recado através das urnas nestas eleições municipais. "A eleição foi uma vitória do centro, até um mais do centro conservador. A população mandou recados através da urna [...] agora em 2024 a resposta veio de maneira mais contundente".

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.