O atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve anunciar nesta terça-feira (29) apoio ao deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PP) para sucessão no comando da Casa.
Lira convocou um pronunciamento para as 9h30 de hoje. O atual presidente da Câmara também deve trabalhar na articulação para que o seu candidato consiga apoio do Partido Liberal (PL) e do Partido dos Trabalhadores (PT). As conversas já estão em andamento.
Às 11 horas o Republicanos lança oficialmente a candidatura de Motta. O Partido Progressistas (PP) deve anunciar apoio a candidatura do político. Os outros dois candidatos Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que até meados de agosto era tido o favorito para suceder Lira, e Antônio Brito (PSD-BA) também trabalham pelo apoio do PL e do PT.
O ponto crucial para os apoios é o projeto sobre anistia às pessoas condenadas por participação nos atos de 8 de janeiro, que pode ser votada nesta terça na CCJ da Câmara.
O PT, por exemplo, já declarou que não vai apoiar candidato que defenda o projeto. Lira deve tornar público ainda hoje o que deve ser feito com o projeto. O que se diz nos bastidores é que ele deve encontrar um meio-termo.