Após protestos contra apagão, Cuba diz que restaurou 90% da energia em Havana

Furacão Oscar agravou o problema energético na ilha e causou seis mortes; cerca de 10 milhões de cubanos ficaram no escuro

Da redação

Após protestos contra apagão, Cuba diz que restaurou 90% da energia em Havana
Apagão em Cuba
Reuters

Após um apagão que durou quatro dias, Cuba disse que a energia elétrica foi restabelecida para quase 90% dos moradores da capital Havana. O reestabelecimento da energia acontece após protestos feitos por moradores nas ruas de Havana durante o fim de semana. 

Na última sexta-feira, uma das principais usinas do país apresentou uma pane elétrica e deixou quase a totalidade da população da ilha no escuro.

A passagem do furacão Oscar pelo país também agravou o problema energético, destelhou casas, provocou vendavais e causou seis mortes.  

O país também enfrenta uma crise de combustíveis com o enfraquecimento do envio de combustível venezuelano, país aliado.

O governo cubano diz que os embargos dos Estados Unidos pioram a situação atual. Nesta terça-feira (22), a energia vem sendo reestabelecida aos poucos no país.  

O governo afirma que 90% da energia elétrica em Havana já foi reestabelecida. Até esta quinta, escolas e empresas que atuam em áreas não essenciais permanecerão fechadas. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais