Anatel realiza operação contra 'golpe da portabilidade' em celulares

Agência reguladora busca diminuir número de fraudes; transferência de operadoras precisará ser autorizada pelo usuário para ter início

Rádio Bandeirantes

Uma nova medida para se proteger de golpes foi colocada em prática pela Agência Nacional de Telecomunicações Anatel) desde abril deste ano: o teste de portabilidade. A ação, que foi gradativamente implementada em todas as regiões do país pelo órgão, tem o objetivo de evitar ou minimizar casos de golpes como o da portabilidade.  

Esse tipo de golpe é feito de forma alheia à vítima, quando o indivíduo realiza a portabilidade de uma operadora para outra, trocando o número de celular.

A partir desta semana, quando um pedido de portabilidade for realizado, o usuário receberá uma mensagem via SMS na qual é pedido para confirmar se foi ele mesmo quem pediu a transferência para a nova operadora.  

Se a resposta for não ou caso não haja resposta em até 6 horas, a portabilidade não será realizada. Dessa forma, o usuário se protege de criminosos que usam a portabilidade para conseguir acesso a informações contidas no celular da vítima.

Dessa forma, é possível evitar que informações, como acesso às redes sociais, sejam espelhadas no celular do bandido.

Segundo o professor de Ciências Sociais e youtuber, Marcel Albuquerque, se alguém receber uma mensagem de portabilidade, é importante ligar para a pessoa e confirmar se um pedido de transferência foi realizado.  

De acordo com Márcio Campos, membro da Academia Aiuruoca de Letras, o melhor a se fazer é não responder à mensagem que trata sobre a portabilidade, pois há a possibilidade conter um link que, ao ser aberto, pode instalar um vírus no celular da vítima.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.