Anatel emite alerta sobre falsas notificações de multa por uso de VPN para acesso ao X

Órgão regulador afirma que as mensagens não são verdadeiras; ao suspender o X, Moraes determinou multa de R$ 50 mil a usuários que acessarem a plataforma

Da redação

Após bloqueio do X, antigo Twitter, Moraes convoca 1ª turma do STF para analisar ação
TSE\Reprodução

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alertou nesta quarta-feira (4) a presença de um novo golpe por e-mail e outros meios digitais.  

Segundo a agência, falsas notificações de multa por uso de VPN para acessar o X, antigo Twitter, estão circulando via e-mail e outros meios digitais utilizando o nome da Anatel.  

O órgão regulador afirma que as mensagens não são verdadeiras.  

"Se receber uma mensagem desse tipo, não abra nenhum arquivo anexado, não clique em nenhum link e exclua a mensagem", diz o comunicado da Anatel.

Usuários de e-mails e telefonia passaram a receber mensagens informando que haviam sido multados pelo acesso ao X com uso de VPN após a suspensão da rede social no Brasil.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a suspensão da rede social após a empresa descumprir ordens judiciais sobre retirada de conteúdos e contas do ar. O X saiu do ar no sábado (31) em todo o país.  

Ao suspender a rede social, Moraes determinou uma multa no valor de R$ 50 mil para pessoas físicas e jurídicas que acessarem o X por meio de VPN.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.