AGU determina punição a quem compartilhou fake news sobre transplante de Faustão

A solicitação foi feita à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia

Da Redação

AGU determina punição a quem compartilhou fake news sobre transplante de Faustão
Faustão recebeu coração após recusa do 1º da fila, diz governo de SP
Renato Pizzutto/Band

A Advocacia-Geral da União determina a punição dos responsáveis por divulgar fake news sobre o caso de Faustão. A solicitação foi feita à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia, diante da onda de desinformação sobre o transplante de coração do apresentador.

Pela internet, o ministro da AGU, Jorge Messias afirmou estar preocupado com as notícias falsas relacionadas ao Sistema Nacional de Transplantes. A maioria delas relaciona a celeridade do processo de transplante do órgão a um suposto favorecimento pela condição econômica de Faustão.

Um ponto simples que ajuda a entender a prioridade é trocar a palavra "fila" por "lista" de transplantes. No caso de Faustão, ele entrou em segundo na lista prioritária em razão do estado de saúde, que era considerado grave pela equipe médica.

O apresentador, no entanto, acabou passando adiante depois que um dos potenciais pacientes não atendeu aos requisitos para receber o coração. Ou seja, não houve qualquer tipo de favorecimento a Faustão por ser personalidade pública.

Segundo o painel do Sistema Nacional de Transplantes, quase 400 pessoas aguardam por um novo coração no Brasil.

Mais notícias

Carregar mais