Negociadores se reuniram no Catar nesta terça-feira (14) para finalizar os detalhes de um plano por cessar-fogo na Faixa de Gaza. A expectativa para que o plano finalmente saia do papel é alta e o acordo pode ser assinado ainda hoje. As informações são do correspondente internacional da Band Felipe Kieling para o Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes.
Após a reunião, o ministro das Relações Exteriores do Catar informou em coletiva de imprensa que as negociações estão na fase final e que o Hamas já teria aceitado os termos do acordo.
Participaram da reunião delegações do Catar, do Egito, de Israel e do Hamas, além de representantes do governo do presidente dos EUA, Joe Biden, e do presidente eleito Donald Trump, que assume oficialmente no dia 20.
O acordo, segundo pessoas próximas das negociações possui três fases:
- Primeira fase: liberação de reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos, além da saída parcial das tropas israelenses da Faixa de Gaza.
- Segunda fase: liberação de reféns militares em troca da soltura de presos palestinos
- Terceira fase: reconstrução da Faixa de Gaza.
Os Estados Unidos pressionam para que, dessa vez, o acordo saia do papel. Na Faixa de Gaza, 9 em cada 10 palestinos estão desabrigados e vivem em tendas improvisadas. Para o acordo passar a valer é necessário aprovação do gabinete de Benjamin Netanyahu.