Várias espécies de animais de zoológicos do Canadá serão vacinados contra a covid-19 até o fim do ano. A farmacêutica veterinária Zoetis vai doar 900 doses de sua vacina experimental para seis instituições do país.
Leões, tigres, grandes primatas e lontras são alguns dos animais escolhidos para receber a vacina. O objetivo é vacinar 450 animais com duas doses, com intervalo de três semanas entre elas.
O Departamento de Agricultura dos EUA e o Centro Canadense para Biologia Veterinária autorizaram o uso experimental da vacina da Zoetis.
A Zoetis, empresa baseada nos EUA, começou a desenvolver a vacina exclusivamente voltada para animais em fevereiro de 2020, depois que foi confirmado o primeiro caso de covid em cachorro, em Hong Kong.
Segundo a Zoetis, a vacina pode ser administrada em animais domésticos, mas, pelo menos até o momento, este grupo não é considerado de alto risco.
Ao contrário da vacina administrada em humanos, a versão veterinária não utiliza o vírus vivo ou RNA mensageiro, mas uma proteína spike sintética que ativa os mesmos anticorpos que um vírus vivo ativaria, segundo a empresa.
As primeiras doses produzidas pela Zoetis foram doadas para uso emergencial em grandes primatas do Zoológico de San Diego, nos EUA, em janeiro deste ano.
No mês passado, o jornal The Washington Post reportou a vacinação com doses da Zoetis em zoológicos dos EUA, como os de Oakland, Denver e St. Louis. Para ajudar na administração das doses, os veterinários usaram guloseimas como sorvete e marshmallow como recompensas para os animais.