Os horrores da Guerra na Ucrânia também impactam na vida dos animais. Desde o começo do conflito com a Rússia, zoológicos de todo o país vivem um drama para manter os animais. Seja pela falta de funcionários, pelo medo de bombardeios ou mesmo pela falta de insumos para alimentar os bichos.
E o zoológico Feldman Ecopark, em Kharkiv, anunciou que vai sacrificar todos os 6.810 animais que habitam o local, por conta da guerra no país. De acordo com os responsáveis pelo zoológico, as estruturas dos viveiros ficaram comprometidas depois dos bombardeios russos.
Kharkiv é uma das cidades mais castigadas pela invasão russa. Por isso, muitos suprimentos não chegaram e os animais estão passando fome. Não há planos para uma transferência dos animais, por conta do preço e da logística.
O zoológico é um dos mais antigos da Ucrânia, tendo sido inaugurado em 1895. Em março, o zoo fez posts no Facebook mostrando a situação das instalações.
Era um apelo e mostrava a destruição causada pelas explosões, que danificaram as instalações onde ficavam primatas. Alguns animais fugiram e outros acabaram mortos.
Outros santuários de animais e zoológicos pelo país também foram fortemente afetados pelo conflito.