O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky fez uma visita surpresa ao Reino Unido nesta quarta-feira (8). Em solo britânico, o líder ucraniano se reuniu com o primeiro-ministro Rishi Sunak, discursou no Parlamento e teve um encontro com o rei Charles III.
Durante a reunião com o primeiro-ministro do Reino Unido, o tema principal da conversa foi a cooperação em defesa, informou Zelensky. “Informei ao premiê sobre a situação na linha de frente e as necessidades das Forças Armadas da Ucrânia em termos de armas e equipamentos militares. É importante que a Ucrânia receba de nossos aliados as armas necessárias para deter a ofensiva russa e liberar todos os territórios ucranianos temporariamente ocupados”.
Ele informou que é grato aos britânicos pelos esforços para fortalecer a capacidade de defesa da Ucrânia, assistência humanitária e financeira fornecida durante a guerra da Rússia no país. Mas pediu o envio de jatos de combate.
Parlamento
Após a reunião com Rishi Sunak, Volodymyr Zelensky dirigiu-se para o encontro com os parlamentares britânicos e foi recebido sob aplausos no Westminster Hall antes de iniciar o discurso.
“Eu vim aqui e estou diante de vocês em nome dos bravos, em nome de nossos heróis de guerra que agora estão nas trincheiras sob o fogo da artilharia inimiga”, disse Zelensky.
“Sabemos que a liberdade vencerá. Sabemos que a Rússia vai perder. Sabemos que a vitória mudará o mundo”, destacou em parte do discurso aos parlamentares do Reino Unido. Ele destacou que essa “será a vitória mais importante das nossas vidas”.
O líder ucraniano voltou a pedir para que o Ocidente envie caça-aviões. “Peço a vocês e ao mundo palavras simples, mas importantes: aviões de combate para a Ucrânia, asas para a liberdade”, reforçou.
Zelensky presenteou o presidente da Câmara dos Comuns, Lindsay Hoyle, com um capacete branco de um piloto ucraniano e pediu para que os países continuem aplicando sanções contra a Rússia.
“Qualquer agressor que tente forçar os limites. Quem infligirá destruição e morte a outros povos. Que tentará suportar sua ditadura à custa do sangue alheio em guerras criminosas e não provocadas, como faz o Kremlin. Qualquer agressor vai perder”, destacou o líder ucraniano após o discurso.
Encontro com rei Charles III
Após os compromissos com o Parlamento e com o primeiro-ministro britânico, Volodymyr Zelensky foi até o Palácio de Buckingham para se encontrar com o rei Charles III. Durante a reunião, ele parabenizou o monarca pela ascensão ao trono e desejou paz e prosperidade à população britânica.
“É uma honra para mim ser o primeiro presidente da Ucrânia na história das relações ucraniano-britânicas a ser homenageado pelo monarca britânico com uma audiência”, destacou Zelensky. “Agradeço a sua majestade pela calorosa recepção e pelo apoio aos cidadãos ucranianos que se refugiaram da guerra no Reino Unido”, acrescentou.
Próximos compromissos
Ainda nesta quarta-feira, Volodymyr Zelensky vai viajar para Paris e deve se encontrar com o presidente da França Emmanuel Macron e o chanceler alemão Olaf Scholz, já nesta quinta-feira (9), deve se reunir com líderes da União Europeia em Bruxelas, na Bélgica.