Zelensky: “Rússia deve ser responsabilizada”

Presidente da Ucrânia usou sua página em uma rede social para publicar uma mensagem neste domingo (27) em que afirma que apresentou seu pedido contra a Rússia ao TIJ (Tribunal Internacional de Justiça, em Haia)

Da Redação

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, usou sua página em uma rede social para publicar uma mensagem neste domingo (27) em que afirma que apresentou seu pedido contra a Rússia ao Tribunal Internacional de Justiça, em Haia (TIJ).

"A Ucrânia apresentou seu pedido contra a Rússia ao TIJ (Tribunal Internacional de Justiça, em Haia). A Rússia deve ser responsabilizada por manipular a noção de genocídio para justificar a agressão. Solicitamos uma decisão urgente ordenando que a Rússia cesse a atividade militar agora e esperamos que os julgamentos comecem na próxima semana", publicou. 

As tropas russas chegaram hoje em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia. Segundo a imprensa local, o governador teria pedido que os habitantes permaneçam em abrigos. 

Uma comitiva russa está em Belarus para negociar com a Ucrânia medidas que permitam um cessar-fogo. As agências de notícias da Rússia afirmam que a equipe é composta por funcionários do Ministério das Relações Exteriores e representantes do gabinete da Presidência. Zelensky, se pronunciou dizendo que Belarus não é um local neutro e, por isso, não entrará em negociação.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais