Zelensky diz que é ‘absurdo’ a Otan não oferecer candidatura à Ucrânia

Líderes de países da Otan estão reunidos nesta terça-feira (11) em Vilnius, na Lituânia, e devem avaliar as entradas de Suécia e Ucrânia

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Zelensky eleva tom e diz ser ‘absurdo’ Otan não oferecer candidatura à Ucrânia
Facebook/Zelensky

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou nesta terça-feira (11) que é um “absurdo” a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não estabelecer prazo e nem convite para a adesão da Ucrânia ao bloco. 

“É sem precedentes e absurdo quando o prazo não é definido nem para o convite nem para a adesão da Ucrânia. Ao mesmo tempo, palavras vagas sobre ‘condições’ são adicionadas mesmo para convidar a Ucrânia”, declarou o presidente ucraniano. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Segundo Zelensky, parece que não há disposição dos membros da Otan para convidar e nem tornar o país membro da aliança. Para ele, “isso significa que uma janela de oportunidade está sendo deixada para negociar a adesão da Ucrânia à OTAN nas negociações com a Rússia. E para a Rússia, isso significa motivação para continuar seu terror. Incerteza é fraqueza. E vou discutir isso abertamente na cúpula”. 

Os líderes dos países membros da Otan estão reunidos em Vilnius, na Lituânia, e devem avaliar a entrada da Suécia - que recebeu um sinal verde da Turquia para entrar no bloco - e da Ucrânia. Os países também decidirão se vão enviar novas armas para o país de Zelensky e buscam isolar, cada vez mais, Moscou com a expansão do exército de prontidão nos países do Leste Europeu.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.