Notícias

Zelensky faz pronunciamento e diz a europeus: “Se cairmos, você cairá”

Em discurso conectado com diversas cidades europeias, o presidente ucraniano pediu para os cidadãos irem às ruas

Da redação com BandNews TV

Presidente Volodymyr Zelensky discursou para cidadãos europeus Reprodução BandNews TV
Reprodução BandNews TV

O presidente Volodymyr Zelensky, nesta sexta-feira, 04, fez mais um apelo aos europeus e pediu para saírem às ruas em apoio à Ucrânia. Segundo o líder ucraniano, se o país invadido pela Rússia cair, toda a Europa não resistirá também.  Em transmissão on-line, solicitou um minuto de silêncio para as vítimas dos ataques russos.

“Gostaria de dedicar a vocês, ao povo da Europa. Gostaria de pedir que não fiquem em silêncio. Gostaria que saíssem às ruas e apoiassem a Ucrânia, apoiassem nossos esforços e apoiassem nossa luta, porque, se a Ucrânia não resistir, a Europa não resistirá. Se cairmos, você [europeu] cairá. Então, por favor, não fique em silêncio”, discursou Zelensky. 

O presidente estava conectado com várias cidades europeias durante a transmissão, incluindo Bratislava, Frankfurt, Praga, Lyon, Tbilisi, Viena e Vilnius. Zelensky aproveitou o momento para homenagear os soldados ucranianos, os quais chamou de heróis por defenderem o país com a própria vida.

“Este primeiro minuto eu gostaria de dedicar a um momento de silêncio para aqueles que caíram na luta pelo país deles, por nossos soldados, por aqueles que servem [a Ucrânia], aqueles que estão trabalhando como pilotos, aqueles que estão fazendo atos heroicos, em diferentes áreas, protegendo o país e que entregaram as vidas por isso”, continuou o presidente da Ucrânia. 

Entenda a guerra na Ucrânia

No nono dia de guerra entre Rússia e Ucrânia, diversas entidades internacionais se colocaram contra a ação do presidente russo, Vladimir Putin. O Kremlin ordenou uma invasão contra o vizinho sob a alegação de impedir o avanço de tropas ocidentais no Leste europeu, já que Kiev tem interesse em ingressar na Otan, aliança militar do Ocidente.

Delegações russas e ucranianas se reuniram no dia 28 de fevereiro para chegarem a um acordo, mas as partes saíram insatisfeitas. Ontem, em nova rodada de negociações, Rússia e Ucrânia concordaram com a formação de um corredor humanitário para a evacuação de civis. Um terceiro encontro está previsto para este fim de semana

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais