O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi eleito a personalidade do ano de 2022 pelo jornal britânico Financial Times, que o definiu como “um porta-estandarte da democracia liberal na disputa global mais ampla com o autoritarismo que pode definir o curso do século XXI”.
No texto, a mídia britânica diz que Volodymyr Zelensky personificou a coragem e resiliência da população da Ucrânia na luta contra a ostensiva da Rússia e foi por esta razão que o jornal escolheu o líder ucraniano como a personalidade do ano.
A atuação de Zelensky frente a guerra da Ucrânia em conflito com a Rússia e o presidente Vladimir Putin foi destacado pelo Financial Times, mas também a postura do líder ucraniano na tentativa de convencer os países do ocidente, que são aliados, a enfrentar o Kremlin, como nas sanções impostas pela União Europeia e em ajuda, seja financeira ou militar.
“A Ucrânia surpreendeu o mundo ao se defender do ataque russo a Kiev e com suas contra-ofensivas nas províncias de Kharkiv e Kherson”, destacou o jornal Financial Times na publicação.