Zelensky confirma conversa com presidente bielorrusso Alexander Lukashenko

O presidente da Ucrânia divulgou em seu perfil em uma rede social que conversou com o aliado de Putin neste domingo (27)

Por Beatriz Ferrete

Volodymyr Zelensky confirmou que conversou com o presidente bielorrusso Alexander Lukashenko. A informação foi divulgada nas redes sociais depois do ucraniano ter negado um encontro entre as delegações de Kiev e Moscou em Belarus. Nenhum detalhe sobre a conversa foi publicado por enquanto.

Uma comitiva russa está em Belarus para negociar com a Ucrânia medidas que permitam um cessar-fogo. As agências de notícias da Rússia afirmam que a equipe é composta por funcionários do Ministério das Relações Exteriores e representantes do gabinete da Presidência. 

Zelensky havia se pronunciado anteriormente dizendo que Belarus não é um local neutro e, por isso, não entraria em negociação. O líder ucraniano também divulgou hoje que apresentou seu pedido contra a Rússia ao Tribunal Internacional de Justiça, em Haia (TIJ).

"A Ucrânia apresentou seu pedido contra a Rússia ao TIJ (Tribunal Internacional de Justiça, em Haia). A Rússia deve ser responsabilizada por manipular a noção de genocídio para justificar a agressão. Solicitamos uma decisão urgente ordenando que a Rússia cesse a atividade militar agora e esperamos que os julgamentos comecem na próxima semana", publicou. 

As tropas russas chegaram hoje em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia. Segundo a imprensa local, o governador teria pedido que os habitantes permaneçam em abrigos. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais