Zelensky condena ataque em usina e chama ação da Rússia de terrorismo nuclear

Presidente da Ucrânia disse que uma possível explosão seria o fim da Europa

Da redação, com BandNews TV

Zelensky condena ataque em usina e chama ação da Rússia de terrorismo nuclear Reprodução
Zelensky condena ataque em usina e chama ação da Rússia de terrorismo nuclear
Reprodução

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, condenou o ataque de tropas da Rússia à usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, e o chamou de terrorismo nuclear.

“Pela primeira vez na nossa história, na história da humanidade, o estado terrorista recorreu ao terror nuclear. Os propagandistas russos ameaçaram todos, lembramos para cobrir o mundo com cinzas nucleares. Agora não é uma ameaça, é uma realidade”, disse em vídeo divulgado em redes sociais.

O presidente ucraniano também alertou para as consequências que uma explosão no local pode causar à Ucrânia e também ao mundo.

“A usina tem 15 quarteirões, se houver uma explosão é o fim de tudo, é o fim da Europa. Somente uma ação imediata da Europa pode deter as tropas russas”, disse.

Um incêndio foi registrado na usina nuclear de Zaporizhzhia, na cidade de Energodar, após ataques de tropas russas na região. 

Segundo autoridades do país do leste europeus, o reator que foi atingido está em reforma e não estava operando. Não há escape de elemento radioativo e o fogo está sendo controlado.

Nas redes sociais, a Agência Internacional de Energia Atômica informou que o regulador da Ucrânia disse que não houve nenhuma mudança relatada nos níveis de radiação no local da Usina Nuclear de Zaporizhzhia.

Em entrevista ao BandNews TV, o engenheiro operador nuclear, Gerardo Portela, explicou que há não risco de acontecer uma explosão em uma usina nuclear como a de Zaporizhzhia, na Ucrânia.

“Uma usina nuclear desse tipo não explode o núcleo. O que acontece é uma fusão do núcleo. Mas outros sistemas como o de água e vapor podem explodir, causando a impressão de que é o núcleo”, disse. Veja mais no vídeo abaixo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais