Zelensky alerta para contaminação radioativa

Líder ucraniano alertou para os riscos de contaminação radioativa e química durante os ataques russos em discurso ao parlamento do Japão

Por Beatriz Ferrete

O presidente Volodymyr Zelensky alertou para os riscos de contaminação radioativa e química durante os ataques russos na Ucrânia.  O líder ucraniano fez um discurso ao parlamento do Japão nesta quarta-feira (23). Esta foi a primeira vez que um líder estrangeiro se dirigiu aos legisladores do país virtualmente. 

Na fala, o ucraniano lembrou que milhares de toneladas de materiais contaminados foram enterrados na zona de exclusão da usina nuclear de Chernobyl. Ele também destacou o bombardeio na usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, e ataques que aconteceram recentemente contra uma fábrica de produtos químicos, causando um vazamento de amônia.

O presidente apresentou ainda o desejo de criar novas garantias de segurança que funcionassem sempre em caso de risco à paz e pediu para o Japão assumir uma função de gerenciamento na unificação da Ásia, a fim de levar a Rússia a cessar a invasão. Ele também solicitou sanções mais duras contra Moscou. Ainda hoje, Zelensky fará um discurso à Assembleia Nacional da França.

No 28º dia de guerra, o presidente norte-americano Joe Biden vai se reunir, em Bruxelas, com líderes europeus para debater novas sanções econômicas à Rússia.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais