Zelensky aceita convite de reunião bilateral com Lula em Nova York

Encontro entre os líderes deve ser realizado na quarta-feira (20), após reunião de Lula com o presidente americano Joe Biden

Por Túlio Amâncio

Zelensky aceita convite de reunião bilateral com Lula em Nova York
Lula e Zelensky conversando por vídeo em março
Ricardo Stuckert/PR

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aceitou o convite do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma reunião bilateral em Nova York. Os políticos estão nos Estados Unidos para participarem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

A reunião entre os líderes deve acontecer na próxima quarta-feira (20), após o encontro de Lula com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A informação foi confirmada à Band por fontes ligadas ao Palácio do Planalto. 

Os presidentes nunca chegaram a se reunir pessoalmente, ou seja, caso a reunião bilateral aconteça, será o primeiro encontro presencial entre os líderes. Em março deste ano, Lula e Zelensky conversaram por telefone, na época o petista disse que reafirmou o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de uma iniciativa para construção da paz e do diálogo. 

Os presidentes nunca chegaram a se reunir pessoalmente, ambos participaram da cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão, mas por problemas de agenda o encontro não aconteceu. Na ocasião, Zelensky afirmou que quem ficou decepcionado por não ter ocorrido o encontro foi Lula.

O convite do governo brasileiro acontece dias após Lula ter afirmado que o presidente russo Vladimir Putin não seria preso no Brasil, sendo que o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão por crimes de guerra. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais