O WhatsApp, Instagram e Facebook ainda não têm previsão de voltar ao normal. As redes saíram do ar por volta de 12h40 desta segunda-feira (4).
Segundo o especialista em tecnologia, Arthur Igreja, a falha é, possivelmente, nos servidores do Facebook.
“Possivelmente, o que aconteceu, é que nós tivemos uma atualização do sistema, mudança nos servidores. Tudo indica que é uma falha de DNS [Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios]", analisou ao BandNews TV. Ele explica que o DNS localiza e “traduz” o endereço nominal para números, o endereço “real”, no que é digitado ou mostrado nas buscas.
Igreja exemplifica que é “como você esquecesse o número de telefone de uma pessoa, lembrando apenas de seu nome”.
Ele não vê indícios de um ataque hacker, defendendo que é um problema de operacionalização dos serviços do grupo, como já vistos em outros casos recentes, só que por menor período de tempo. Ele também não crê em vazamentos de dados, mas reforça que apenas a empresa pode certificar isso em aviso aos usuários - o que ainda não foi feito.
Com a pane global, as ações do Facebook apresentaram queda de mais de 5% na bolsa de valores americana, a Nasdaq.
O especialista aponta que a falha teve “efeito dominó” em outros sites, por conta da busca de informações sobre o que pode ter causado o problema e a busca por alternativas para driblar a pane.