O segundo dia de Web Summit, nesta terça-feira, teve como destaque diversas visões sobre a regulação da Inteligência Artificial. O evento contou com a presença de 70.236 pessoas na Altice Arena, em Lisboa. O Summit atraiu participantes de várias partes do mundo para explorar e trocar ideias sobre o futuro.
A edição deste ano registrou a presença de 43% de participantes do sexo feminino e um marco significativo foi atingido: 38% dos palestrantes foram mulheres, o maior número já alcançado. Dentre as 2.608 startups destacadas, aproximadamente um terço delas teve mulheres como fundadoras.
O grupo diversificado composto por CEOs, representantes de startups, investidores, profissionais da mídia, reguladores e criativos está programado para participar de 1.180 reuniões de investimento, 70 masterclasses, 17 competições de pitch, além de 25 eventos noturnos e festas Night Summit pela cidade de Lisboa, conforme revelado pela Web Summit.
Além dos grandes números, o evento teve também grandes palestras. Andrew McAfee do MIT falou sobre a regulação da IA e ressaltou que a regulação não impedirá o crescimento, tampouco teremos problemas. “De tudo que ouvi aqui sobre o tema de regulação, me parece um dos temas mais complexos quando falamos de IA, pois a evolução da IA é muito veloz. A cada dois meses, ela já evoluiu para algo que não foi previsto, por isso, regular parece um exercício de constante desatualização”.
Albert Wenger, managing partner da Union Square Ventures (USV), foi mais incisivo, trazendo uma fala impopular, como ele mesmo adjetivou, dizendo: “Para regular a IA, teremos que abrir mão da nossa privacidade”.
A pauta climática também ganhou os palcos do Web Summit. “O que tira meu sono não é regular a IA, mas sim as pautas climáticas, que são urgentes. Vi diversos talks trazendo ideias de como podemos agredir menos o meio ambiente e qual o papel da tecnologia neste desafio. Com tudo o que está acontecendo no mundo, chuvas, terremotos e muitos problemas relacionados à degradação do meio ambiente, falar sobre isso não é apenas uma oportunidade das marcas e da tecnologia mostrarem sua devida importância para a sociedade, mas também uma amostra de que esta tende a ser uma pauta recorrente nos próximos eventos e nos próximos anos”, disse Wenger.
Para fechar, um dos nomes mais esperados, Kuo Zhang, presidente do Alibaba, falou sobre o mercado global e enfatizou que continuará ajudando as pequenas empresas a crescer. Dizendo-se otimista para democratizar a IA e assim resolver problemas críticos, Zhang disse que o foco do Alibaba.com é a jornada de compra das pessoas.