Vladimir Putin afirmou em discurso na rede estatal de televisão que não está criando uma aliança militar entre Rússia e China. Nas falas deste domingo (26), o presidente russo afirmou que a cooperação entre as forças armadas é “transparente”.
"Sim, temos cooperação na esfera da interação técnico-militar. Não estamos escondendo isso. Tudo é transparente, não há nada secreto", explicou.
Rússia e China prometeram estreitar laços entre as nações durante a visita do presidente Xi Jinping à Rússia. No início de 2022, os países assinaram um acordo de parceria ‘sem limites’, semanas antes de Putin enviar soldados à Ucrânia. A China se absteve de criticar a decisão de Putin e divulgou um plano de paz para a nação ucraniana.
No discurso, Putin citou que Rússia não está se tornando dependente da China e que essas eram opiniões de “pessoas invejosas”. “Durante décadas, muitos desejaram virar a China contra a União Soviética e a Rússia, e vice-versa”, disse ele. “Entendemos o mundo em que vivemos. Nós realmente valorizamos nossas relações mútuas e o nível que elas atingiram nos últimos anos", pontuou.